terça-feira, 4 de outubro de 2011

Por que existe gente que se incomoda com a felicidade do outro?


Oi meus queridos,

O título do texto de hoje, é uma pergunta que tem me dilacerado a alma.
Por que algumas pessoas se sentem mal com a alegria alheia? Por que a felicidade do outro nos incomoda tanto?
Lembro-me que uma vez, há mais de trinta anos atrás, quando ainda namorava meu ex marido, passávamos por uma estrada e vimos um casal se agredindo fisicamente. Fiquei revoltada e pedi a ele que parasse o carro. A resposta veio rápida como um rojão: Nem pensar! Não é da nossa conta. Como nós, vários veículos passaram ao largo da cena sem parar.
Não muito tempo depois, nós dois estávamos no acostamento de uma estrada, encostados ao carro nos beijando. Todos os carros que passaram ao lado buzinaram, os ocupantes gritando piadas obscenas! Diminuíam a marcha para zombar de um gesto de carinho.
As pessoas de modo geral, não gostam de ver o outro feliz! É triste, mas real.
Estou passando por um momento particularmente esquisito: volta e meia, escuto alguém me perguntar se sou doida, por continuar rindo, brincando, tirando o câncer de letra, crendo na cura e em Deus.
Uma criatura me falou outro dia, que achava uma afronta para com as outras pacientes, eu chegar à quimioterapia cantando, contando piadas, tentando fazer os outros rirem comigo. Na opinião dela, minha alegria é um desrespeito a dor dos outros.
Respondi de bate pronto, que sentia muito, ela não entender meu comportamento: Eu não TENHO câncer, ESTOU com ele. TEMPORÁRIAMENTE. Ele não é meu.
Já a minha alegria, minha fé, meu amor a Deus, aos meus filhos, e amigos, minha vontade de me curar e viver BEM, são sim, propriedades MINHAS.
Não vou ficar triste para agradar a seu ninguém.
Meus dias tem sol, minha vida tem amor e eu tenho FÉ EM DEUS!
Se isso incomoda a alguns infelizes, que não foram como eu, abençoados com o prazer de viver, SORRY, DESCULPEM!!! Meu sorriso vai seguir na minha cara. Se o Pai me permitir, até dentro do caixão!
__________________________________________________

Para todas as pessoas que precisam de uma pitada de alegria...

Sabe? Eu gosto de chuva.
Gosto do barulho que ela faz, quando bate no telhado, na janela, na terra seca do quintal...
Gosto do cheiro que sobe, quando o chão encharcado de pingos de vida, desprende no ar um misto de promessa de semente deflorada e raízes que passaram por hidratação.
Gosto do alvoroço dos pássaros, quando a chuva se anuncia. Gosto daquele vôo meio as cegas, quando no ir e vir, eles não sabem se se banham ou abrigam sob as folhas e brechas dos telhados.
Gosto de ver a garotada tomando banho e os adultos disfarçadamente, lavarem a alma, nas gotas santas que caem do céu.
Gosto da chuva fina e também das tempestades!
Gosto da paz que se instala, quando a chuva pára, e a natureza vai se acalmando botando tudo no lugar: o chão pronto para a vida, as ruas lavadas, as crianças sorridentes e arreliadas, com um tantinho de medo de gripar...
E Deus, na certeza do dever cumprido, esperando que os homens arem e semeiem a terra e o coração, pois que a certeza dos frutos, Ele e a chuva, garatirão...


Até amanhã,
Mil beijos,
Tania Pinheiro.

8 comentários:

Célia disse...

Olá, Tania! Ser feliz é um estado de espírito! Mas, é assim mesmo! Manchetes de jornal de brigas, mortes, roubos, assassinatos, catástrofes vendem muito mais, é um marketing garantido que um casal romântico se beijando, um lindo bebê nascendo, um jardim florido, a chuva limpando e energizando-nos interiormente! São "vermes" diria eu e, não pessoas que vegetam na podridão! Você está certíssima! feliz quem apropria-se de seus exemplos de vida nos momentos mais difíceis; esses é que nos provam e, futuramente, gratificam-nos! Você já é uma vencedora!
"A alegria evita mil males e prolonga a vida".(William Shakespeare)

Abraços, Célia.

AFRICA EM POESIA disse...

TAnia

li-a com muita atenção e penso da mesma maneira.as pessoas gostam de ver o outro a sofrer. gostam de estar num café e terem tema de conversa. nem que seja para dizer coitadinha.

Nós. sabemos o que é ser fortes e como superar. a minha arma foi sempre olhar de frente e falar sem medo e sem tabús. sei que a força a vai ajudar a ficar boa depressa.
beijos

Ivone disse...

Linda Tania Pinheiro!
Você não me conhece e nem eu conheço você, mas como na vida somos Todos em Um e Um em Todos e você tem esse blog que é o seu recanto, peço licença para te dizer que li sua postagem e fico feliz por antever sua cura, pois assim como estás agindo é a forma correta para se livrar dos males que de alguma forma criaste em sua mente por ter sido bondosa demais para com outras pessoas e esquecido um pouco ou muito de você!
A Vida com "V" maiúsculo como costumo dizer está só "depurando" tudo e sua reação está corretíssima!
Tenhas sempre essa fé,creia e se veja curada,pois suas novas células virão saudáveis, podes crer!!!
Seja sempre assim, alegre, mesmo que chores vez ou outra de medo, pois é normal, mas creia, estarás curada sim, o mais breve possível!!!
Quem lhe deseja isso é uma pessoa que já lhe tem carinho!!!
Abraços e beijos em seu lindo coração!!!
Ivone poemas
henristo.blogspot.com

Silvana disse...

Adorei seu Blog, adorei seus textos !!!
Quanta vida . . .
Bjs

Silvana
(esposa do Ademir)

Suzete Torres disse...

Tania, tenho seguido seus depoimentos,poemas e desabafos.Gosto muito.Quanto à felicidade,vista aos olhos dos outros,realmente os incomoda.Isso porque nós nos contentamos com o pouco que Deus dá e há pessoas que são amargas e infelizes ou por inveja, ou pela própria natureza do seu eu...beijo

Gloria disse...

Tania, minha amiga Célia me apresentou seu blog...Cheguei quietinha, porta aberta, fui entrando...e AMEI seus textos, sua forma de encarar a vida e seu momento passageiro. Se me permitir voltarei sempre para me contagiar com sua alegria de viver. Um beijo carinhoso, fique com Deus!

Carla Ceres disse...

Tânia, deixe os invejosos pra lá e contunue alegre. Deus está na alegria. Beijos!

Unknown disse...

Maravilhoso e o dom da alegria Tânia gostei de seu tópico sábias palavras. ..a alegria do Senhor e a nossa força. ..