terça-feira, 1 de novembro de 2011

A difícil arte de viver e conviver...


Oi meus queridos,

Estava eu conversando com os meus botões (há tempos não fazia isto) sobre a difícil arte de viver.
Decididamente, viver, além de muito perigoso, é difícil pra caramba!
Decidir entre o certo e o errado, o que fazer, ou não, a quem amar, com quem se aliar, como ganhar e gastar o dinheiro ganho, o que sonhar e o que fazer para tornar sonhos realidades... Viver é muito, muito complicado!
Só perde para conviver!
Se eu comigo, já tenho dificuldades de entendimento, imagine com outras pessoas.
E isso não tem nada a ver, com amor, carinho, admiração, desejo, sexo, enfim, sentimentos comuns que todos temos.
Conviver implica em aceitar o outro como ele é, respeitar suas ideias, entender seus medos e fraquezas, perdoar seus erros e deslizes, apoiar suas mais absurdas “grandes idéias”, (mesmo na certeza que não vai dar certo) estar ao lado nos momentos de medo e fracasso, botar pra cima quando todos só querem pisar...
Conviver é ceder, abrir mão de muitas certezas e ideais, para continuar juntos.
Conviver e dar uma segunda chance, mesmo que seja por 10 vezes!
Conviver é mostrar que acredita na capacidade do outro, incluindo de mudar quando se reconhece errado.
Conviver, com licença da palavra, é PHODA!
Mas, no decorrer de nossos viveres, todos temos necessidades de outros. Para dividir sonhos, construir caminhos, fazer e criar filhos, empreender grandes ou pequenos negócios, melhorar a cara do mundo, plantar pomares e jardins, repartir uma pizza gostosa, planejar a mudança do planeta, com a certeza de não estar sozinho na empreitada...
Conviver, faz a vida valer a pena!
Porém, não podemos jamais, em nome da convivência, seja ela com quem for, nos anular, agredir nossos sonhos e ideais, perverter nossa índole, mutilar nossa fé, esmagar nosso orgulho ou nos tornar sombra do outro, resto do outro, muleta ou desculpa para a infelicidade nossa e do outro!
Aí, já deixa de ser vida e convivência. Vira tortura, castigo, loucura, doença.
É preciso que o amor seja o ponto de partida para tudo: para viver, VOCÊ COM VOCÊ, sendo o ser mais importante do SEU universo, digno de toda a paz, toda a saúde e alegria do mundo, acreditando-se merecedor desta dádiva, para então, CONVIVENDO, doar, dar de si o melhor que lhe sobrar, (pois não se dá quem não se tem!) e acreditando que vale a pena estar juntos, lutar por uma vida mais limpa, mais doce, harmônica, saudável, honrada e feliz!
Dividindo responsabilidades de erros e acertos, comemorando juntos as vitórias, chorando abraçados os momentos de tristeza, derramando no outro, com todo o amor, o amor represado dentro da alma, do ventre e do coração.
Precisamos refletir nossos viveres. Conosco, com a vida, com Deus, com nossa missão de viver.
Precisamos avaliar com toda a verdade, coragem e humildade, pesando sem medo hipocrisia ou comodismo, os nossos conviveres: com filhos, maridos, esposas, mães e pais, irmãos, amigos, parceiros de vida e trabalho... e ver até onde está valendo a pena, para nós e para eles, esta convivência.
E aí, dependendo das avaliações, mudar o que está errado, valorizar o que vale o sorriso, agradecer a graça divina de poder escolher estar ou não SOZINHO, e isso feito, ter a certeza do quanto Deus nos ama e protege, dando a cada um, a oportunidade de não ser só UM, mas parte de um universo, que em princípio, ELE pensou perfeito e feliz.
Pensem nisso.
__________________________________________________

Para Rosa Fonseca,



Mulher de fibra, forte como uma rocha, doce como um favo de mel, louca como todos os grandes seres geniais, amiga, como os anjos encarnados, livre como um canário do reino, sensual e sedutora como Lilica e Nino, adorável como toda a poesia que respira, intrigante como as mulheres inteligentes de mistérios indecifráveis, saudável, como todos os apaixonados pela vida e... minha amiga de não sei quantas passagens pelo cosmo, meu mais sincero desejo de SORTE, saúde, $UCE$$$O, BOM SEXO, SAPIÊNCIA, PACIÊNCIA E CERTEZA ABSOLUTA DE QUE TUDO VAI DAR CERTO! PORQUE VOCÊ MERECE E DEUS, QUE TE AMA MAIS QUE EU, ESTÁ COM VOCÊ... SEMPRE!  

Mil beijos minha querida,
Até amanhã,
Tania Pinheiro. 

3 comentários:

Célia disse...

Nossa Tania! Você lê pensamentos? Como eu precisava ler algo assim hoje! CONVIVER!! Interessante que a gente lê, tem sabedoria de livros e de vida, de berço e de bancos escolares, mas quando na prática... UFA!!! Sentimo-nos ENFRAQUECIDAS! Obrigada, foi uma luz para mim! Beijo da Célia.

Carla Ceres disse...

Sábias palavras, Tânia! Se mais pessoas as pusessem em prática, o mundo melhoraria. Muito obrigada por ler meu texto no Diário do Engenho e deixar comentário! Você foi muito gentil. Fiquei feliz que tenha gostado. Beijos!

P.S.L. disse...

Mas na teoria é muito fácil pra nós aceitarmos isso, essas necessidades. Mesmo escrevendo sobre isso e apoiando textos assim, já vi muitos na minha vida, é muito difícil aplicá-los na prática. Acho que estou fraquejando nos meus conceitos...

http://umgurientregurias.blogspot.com/

PS: o pervertido aqui vai te dar uma sugestão: você pode retirar a verificação de palavras do seu blog? Sei que sou novo por aqui, ainda não temos aquela intimidade, mas acho que muita gente também detesta verificação de palavras. Mas é só uma ideia ;)