quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um dia de aprendizagem, luz e amor verdadeiro... Ah! os milagres do câncer!



Oi meus queridos,

Hoje, terça-feira 24 de julho de 2012, fiz minha penúltima sessão de radioterapia. Como sempre, cheguei ao 4º subsolo (que carinhosamente chamo “O buraco”), levada pela Sheila, minha ascensorista favorita, que era só alegria: recebeu uma carta de elogio de uma paciente e foi parabenizada pela ouvidoria do hospital. 
Que bom que as pessoas em meio ao sofrimento, têm sensibilidade para reconhecer o carinho, dedicação, respeito e atenção de tantos e tantos funcionários, com os quais convivemos no dia-a-dia. A Sheila é realmente especial. Seu sorriso, cortesia e bom humor, tocam a todos os que entram em seu elevador. Parabéns, querida, você merece todos os elogios do mundo!
Mas, voltando “ao buraco”, cheguei como sempre bagunçando, brincando com todo mundo, avisando que o povo só tem até amanhã para pedir autógrafo, comprar meu livro, me convidar para a balada, enfim, amanhã se Deus quiser, o povo vai ter descanso de Tania Pinheiro.
Confesso que vou sentir falta do pessoal. Dos que me tratam, dos que como eu, são tratados, dos meninos e meninas da recepção, dos anjos do CAIO, do pessoal do 5º andar, da gangue do hospital dia, dos muitos amigos da quimioterapia, das boas almas do 21º, dos amiguinhos queridos da radioterapia... Também vou sentir saudade dos meninos da hospitalidade, do pessoal da segurança e da manutenção, dos ascensoristas e maqueiros... Dos muitos queridos médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes, auxiliares e tecnólogos... Dos dentistas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, enfim, todos que de alguma forma me auxiliaram a passar por essa prova de fogo, que foi meu tratamento para vencer o câncer. Quantos dias de vida eu tiver vou ser grata. Deus abençoe a todos e a cada um. Por tudo. Obrigada de coração.
Mas, enquanto esperava pelo atendimento, pude apresentar meu tesouro (a Tatá), para alguns parceiros de luta. Não vou citar nomes, pois não sei o de todos, porém, pudemos compartilhar a alegria de estar vivos e a esperança em dias melhores, sabendo que depende de cada um de nós, da nossa fé, determinação, força e vontade de viver, a vitória contra a doença, a tristeza e o preconceito.
No ICESP, convivemos com todo o tipo de gente: brancos, pardos, negros, orientais, ricos, pobres, remediados, doutores, gente simples, cristãos, budistas, evangélicos, espíritas e ateus... Convivemos com GENTE, do jeito que o Criador nos fez: Iguais, irmãos!
O câncer é democrático. Ele pode se alojar na jornalista, no ator, na mãe de família, no presidente da República... A cura... bem, essa é outra história que falamos em outra ocasião. Por hoje só quero agradecer por tudo que aprendi, recebi de apoio e carinho, pelos muitos e muitos queridos que vou levar no coração.
Se por acaso acontecer algum incidente de percurso, não tem nada não! Vamos enfrentar com a mesma garra, coragem, fé e gratidão. Deus não dá a cruz, um grama mais pesada, do que podemos carregar.

Mil beijos.
__________________________________________________ 

Para a linda “Senhorinha” oriental...



Que encontramos no ônibus (Rio Pequeno) quando voltávamos para casa.
Obrigada por sua simpatia, ternura, educação, fino humor, e essa notável graça peculiar aos japoneses. Obrigada também pelos presentes, os hashis, a colher para gohan e a surpresa maior: a Gueisha tão linda e significativa.
A senhora não imagina o quanto nos emocionou, a mim e a Tainá. Como não sabemos seu nome, vamos chamá-la com todo carinho e respeito, de “Fada do Sol Nascente”.  Amamos lhe conhecer.

Tania Pinheiro.

5 comentários:

Célia Rangel disse...

Oi, Tania! Assim é a alquimia da vida! Maravilhosos ingredientes, e, por isso mesmo, divinos que sempre acrescentam sabores diversos nas alegrias, nas tristezas, na saúde ou na doença... Como um casamento, é preciso amar isso tudo, sempre! Assim, e só assim fortalecemo-nos.
Bj. Célia.

Carla Ceres disse...

Tô muito feliz por vocês, Tânia e Tainá. Foram duas guerreiras, uma apoiando a outra. Parabéns!

Anônimo disse...

Bençãos meninas! Aqui para me energizar, feliz pelo término do tratamento e agradecendo ao universo por tamanho aprendizado. Beijos
Deth Haak " A Poetisa dos Ventos"

camila disse...

TANIA, TANIA...
QUE DEUS NOS DE UMA PORÇÃO DOBRADA DE FORÇAS A CADA DIA!! BJOS MINHA AMIGA!!

Célia Rangel disse...

Tania e Tainá... por favor... não desapareçam... preocupamo-nos! Torcida positiva, ok?!
Bjs. Célia.