segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Nunca deixe de crer e de sonhar...



Oi meus queridos,

Hoje, vou escrever para duas pessoas em especial: A Camila e sua mãe, Ely.
A Camila tem mais ou menos a mesma idade da Tatá, é enfermeira, bonita como um bibelô, doce, cheia de esperança e vitalidade e... como a Tatá, anjo da Ely, sua mãe, uma guerreira que luta contra o câncer, sempre com um sorriso no rosto e fé no coração.
Conhecemos as duas no ICESP, onde também faço tratamento. Foi amor à primeira vista!
A Camila tem um jeito especial, uma luz (quase aura) de quem escolheu por profissão ajudar o outro em seu momento de dor. Ela é enfermeira no INCOR e faz de seu ofício, profissão de fé.
A Ely, sua mãe, trabalhou a vida inteira para criar sozinha os filhos e, mesmo em pleno tratamento, sempre que pode, dá um jeito de voltar ao seu lugar no caixa do açougue, no qual trabalha há muito tempo.
Ambas lutam para fazer parecer que a vida continua igual. Ambas procuram a normalidade do dia-a-dia para enfrentar o câncer.
Hoje, fui (a pedido da Tatá) levar um abraço solidário as duas que estavam no CAIO.
Só quem precisa estar lá entende o que significa. O CAIO, onde os profissionais lutam 24 horas por dia contra a morte, é o Pronto Socorro do ICESP e sem dúvida o “PÂNICO” de todos nós que temos câncer (e de nossos anjos cuidadores).
Porém, eu queria dizer para a Ely e a Camila que NUNCA deixem de crer e de sonhar: que esse pesadelo vai passar e que dias melhores virão, cheios de saúde, paz e alegria. “Deus é Pai, não é padrasto”. Nada do que vem Dele é para o mal, é castigo. Estamos aqui para aprender, burilar, cumprir nossa missão, que é crescer, virar luz, estrela!
Só aprendemos no sofrimento. Infelizmente, quando está tudo bem, não prestamos atenção na dor do outro, na fome do irmão, no abandono do idoso, no desleixe com a criança e o jovem, nos mal tratos aos animais, no assassinato cotidiano cometido contra a natureza e às dádivas que o Senhor nos deu de graça.
Quando temos saúde, dinheiro, segurança, raramente agimos como GENTE, nos damos, acolhemos o outro, simplesmente para retribuir à vida, tudo o que ela nos dá!!! É assim, não tem jeito.
Mas, por pior que tenha sido o dia de hoje, amanhã, mesmo se estiver chovendo o sol vai nascer de novo, todo novo, nos trazendo um novo dia de esperança, luz e fé. E nós, que não somos “bestas” nem nada, vamos aproveitar cada raio para aquecer o nosso corpo, a nossa alma e a nossa gratidão. Deus que é Pai vai nos abraçar, fortalecer e mostrar o caminho. Vamos segui-lo com segurança, coragem, determinação, força e a certeza que não somos nem estamos sós: temos amigos, pessoas que nos amam, profissionais que nos cuidam, e principalmente, temos um Deus que é amor, misericórdia e superação.
Nós vamos vencer cada desafio que se apresentar em nossas vidas porque somos fortes, queremos, merecemos e sabemos que essa é a nossa missão!
Força, força e mais força, guerreiras amigas. No final tudo vai dar certo... se não deu certo é porque o final não chegou ainda.
Um beijo em seus corações.
Até amanhã.
__________________________________________________

Para Regina,


Que apesar da idade, das carências, da solidão e do “quase abandono”, não permite que a doença lhe roube a alegria, o jeito de menina (e ela tem mais de 70 anos), que mesmo com dor, passando por todo tipo de privações e provações, acredita no ser humano e na bondade de Deus, meu respeito, carinho e eterna admiração.
Tenho orgulho de ser chamada de amiga por você!
E quer saber? Eu te amo, nega linda!
Mil beijos.
Tania Pinheiro.

4 comentários:

camila disse...

Caramba meu! Chegamos agora do CAIO sao mais de meia noite... Estamos cansadas, irritadas... Mais nao pude deixar de entrar no seu blog e ler essas lindas palavras que vc nos traz... Chorei e estou chorando li para minha mae e ela esta emocionada.... Tânia obrigada é pouco pra expressar o que desejo dizer a vc... Hj qdo te vi naquele lugar onde que só quem passa sabe o que é, foi um momento de mt força pra mim, estava precisando tanto de um abraço daquele... Foi tão forte, tão bom... Minha amiga mt obrigado pelo carinho espero receber mais abraços só que em situações de mt alegria... Bjos. .... E ate amanha!

Célia disse...

Amigas!
Emudeço-me diante das minhas lamúrias que nada são diante do que leio nesse momento! Vocês transmitem-nos a força do persistir e jamais desistir! Obrigada!
Bjs. Célia.

Carla Ceres disse...

Parabéns, Tania! Você prometeu que faria uma nova postagem e cumpriu. Ainda por cima, consegue ânimo para levar carinho a quem precisa. Deus está te iluminando e dando força. Continue firme, querida! Beijos!

camila disse...

... lendo outra vez.... rs