terça-feira, 8 de outubro de 2013

Outubro Rosa! Brindemos a luta, a coragem e a vontade de vencer!


Oi meus queridos,

Eu desconhecia o fato de comemorarmos em outubro a luta e as vitórias sobre esse inimigo invisível e ardiloso que é o câncer.
No meu entender, temos vitórias de janeiro a janeiro, e, infelizmente perdas também... Mas, já que decretaram outubro, vamos tentar fazer uma programação e segui-la religiosamente até o próximo outubro.
1- Ao acordar respire profundamente, sorria, agradeça a Deus pelo hoje, e saia feliz para viver a vida, como se esse fosse seu último dia. Sendo assim, vale vestir algo diferente, dizer alô para quem cruzar o seu caminho, rir sozinho e gostosamente de uma piada que ouviu há tempos atrás, e por não estar no clima, passou batido!
2- Se você não tem câncer, mas é adulto o suficiente para ler esse blog, então tem idade e responsabilidades para com o seu corpo. Por mais difícil, lento, trabalhoso e demorado que seja o atendimento da rede pública, precisamos nos saber, conhecer nosso corpo, para não sermos pegos de surpresa, caso tenhamos que enfrentar alguma batalha. Prevenção! Esse é o maior e melhor remédio.
3- Não leve tão a sério a vida, os problemas, os percalços, e até você mesmo! Aprendi com um ser iluminado uma técnica infalível: Pergunte-se “que importância tal situação terá na minha vida daqui a 10 anos? E a 5anos? O que significará esse fato o ano que vem? E daqui a uma semana?” você vai perceber que perdemos muito tempo sofrendo e valorizando fatos, pessoas, dramas, que na verdade nem são tão importantes assim!
4- Se dê um tempo de presente, para ler, caminhar, ficar ao telefone falando abobrinhas, cuidar de si mesmo (quem sabe mudar o corte ou a cor dos cabelos), ir ao cinema de tarde (mesmo que sozinho)... Enfim, se dê um tempo porque ele passa muito rápido, e quando vemos, já foi, e nós perdemos a oportunidade de viver.
5- Aprenda a perdoar. Comece SE perdoando, depois, pegue aquela listinha nefasta e, simplesmente, perdoe de todo o coração. Pense que o câncer é a doença da mágoa, da inveja, do abandono, de mil sapos engolidos e não digeridos, da falta de autoestima, amor (próprio e alheio). Tire do seu vocabulário a palavra MEDO, ninguém consegue viver bem sentindo medo. Entregue sua vida, seus seres amados, seus sonhos, enfim, tudo o que lhe é caro às forças Benditas do Universo. Entregue-se de corpo, alma, alegria e fé. A fé, como diz Gilberto Gil “não costuma faiar”.
6- Pratique o desapego e a autodoação. Passe adiante tudo o que não lhe for útil, que não lhe fará falta (pode ajudar tanto a outro alguém). Lembre-se que da vida só levamos a saudade que sentimos e a que deixamos, o resto, é coisa! Tire um tempinho para dedicar VOCÊ a ALGUÉM... Pode ser como voluntário num projeto, lendo para alguém que não sabe ou não pode mais fazê-lo, brincar com as crianças como se fosse uma delas, ouvir as angústias de alguém (conhece o CVV?).
7- Finalmente, AGRADEÇA, afinal você é um milagre da vida!
As palavras que você lê neste momento são de alguém muito agradecida por ter vencido o câncer duas vezes, graças à competência dos profissionais, o apoio da família e dos amigos, a atenção e respeito dos companheiros de luta, o cuidado e amor inenarráveis, de tão enorme que foram que recebi de minha filha, que provou a si mesma, a mim e ao mundo, seu tamanho e fortaleza. Mas, nada teria acontecido, se eu não houvesse segurado as mãos do Pai pedido do fundo da alma e com toda a humildade “por favor, só mais um tempinho...” obrigada por ter me atendido Senhor! Além de todas essas coisas maravilhosas é bem no finzinho de outubro no dia 29, que completa mais um ano, o homem da minha vida, meu filho Leonardo, lutando e vencendo batalhas!
Então queridos, abusemos do ROSA, nas roupas, cabelos, flores que mandarmos a alguém que queremos bem, no sorvete de morango... Não importa o tom, o importante é juntos continuarmos na luta contra o câncer, e a cada vitória louvarmos e agradecermos o milagre de viver.
P.S Embora mais raro, o câncer de mama também atinge aos homens, por isso todos devem buscar informações sobre prevenção e tratamento.

(fotos extraídas da internet)

Mil beijos,

Tania Pinheiro.

8 comentários:

Célia disse...

Oi, Tania!
Ninguém melhor do que você para dar esse depoimento. É um alerta para todos nós, sempre, não apenas em "Outubro Rosa", mas um alerta de atenção responsável com o bem mais precioso - nossa saúde! Fique bem!
Beijo.
Célia.

Carla Ceres disse...

Todas as dicas são importantes, Tania, mas achei especialmente bonito você se lembrar dos homens. Eles se cuidam menos que a gente. Beijos!

Aniole Sousa disse...

Seus textos são sempre inspiradores minha querida mãe de alma... é com grande alegria em meu coração que compartilho dessa sua vitória e desse seu desejo de mudar a realidade em que vivemos... e definitivamente amei as dicas, que na minha opinião deveriam ser adotadas por todos nós que vivemos num mundo tão doente e carente de qualidade de vida e de amor.
beijos fica com Deus, da sua filha preta que tanto te ama.

Tania Pinheiro disse...

Célia, o fato deu ter postado o texto foi principalmente por eu sendo uma formadora de opiniões, jamais ter cuidado de mim para não passar pelo que passei. Mas agradeço, o câncer me mudou muito, me trouxe pessoas incríveis e aproximou ainda mais a minha consciência da nossa fragilidade. Cuide de você e peça aos que te rodeiam que façam o mesmo. Infelizmente doença não da em poste.
Beijos.

Tania Pinheiro disse...

Carla, minha amiga, homens são bichos muito difíceis de lidar (talvez por isso nós ficamos encarregadas de parir), como eles não tem muito tempo pra pensar em algo mais sério que futebol, cerveja e mulher, cabe a nós lembrar o dentista, o médico, o imposto de renda... Agora, adorei a gravata com fitinha rosa do ministro, chiquérrimo!
Beijos.

Tania Pinheiro disse...

Oi filhona, vc não sabe a alegria que me dá cada vez que aparece por aqui. Afinal, eu não sou nem red e seu negócio é yellow rs... Por favor, vc que é uma pessoa tão especial não se esqueça de cuidar mais de vc mesma, o mundo não seria o mesmo sem o seu sorriso, e vontade de viver. Não esqueça nunca dos dois maiores tesouros que Deus nos deu, a saúde, em toda a sua plenitude, e o dom de amar. Te amo muito minha filha preta!
Beijo no seu coração.

Glória disse...

Oi Tania, estava com saudades de passear por aqui e fiquei feliz de saber que você está bem graças a Deus...um exemplo para todos nós. Ótimo post, um alerta, se permitir vou compartilhar..um beijo, fique bem !

Tania Pinheiro disse...

Oi Glória, seja bem vinda de volta!!! Que bom que gostou do texto, se puder compartilhar agradeço, pois acho importante que as pessoas se previnam. Quanto a Beleza da Tatá, não foi só capricho não, foi muito treino rs... e muito trabalho também, afinal ela nasceu com mais de 5kg, acredite rs... Beijos!