sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Exercitando o entendimento e a aceitação...



Oi meus queridos,

Hoje finalmente tirei a máscara!
Dr. Renato meu dentista, terminou a parte dele no processo de devolução da minha autoestima. Acabamos praticamente todo o tratamento de próteses, o que me devolveu o sorriso. Agora só faltam dois pinos de titânio, mais isso é com o Dr. Giuliano, meu expert em odonto e culinária vegetariana!
Perder meus dentes (e nem eram lá essas coisas) foi, acho a parte mais difícil de todo o tratamento. O câncer, a quimioterapia, a queda dos cabelos, as cirurgias, a radioterapia, nada foi tão penoso quanto usar durante quase 9 meses uma máscara cobrindo meu rosto!
É verdade que muito foi por culpa minha. A máscara me serviu como esconderijo e muletas, em momentos em que eu me senti fraca, sem coragem de ir à luta, de meter a cara no mundo!
Foram meses de luta interior... Duros, sofridos, cheios de medo e vergonha.
Graças a Deus, consegui com a ajuda da Maria Ângela (minha prima que tem sido fabulosa conosco, nem sei como agradecer o carinho e a força), vencer o medo e buscar a restauração dos meus dentes. Deu tudo certo. Agora, é ir à luta, não tem mais desculpas para a apatia.
Na Bíblia diz que “Há um tempo de plantar e um tempo de colher...” é bem isso!
Fiz uma biopsia faz poucos dias. Não sei o resultado ainda. Seja ele qual for, vamos enfrentar, agora com a possibilidade de voltar a produzir, trabalhar, ser útil, ganhar meu dinheiro como sempre fiz: na luta cotidiana!
Se o câncer tiver voltado, será pela vontade de Deus e Ele vai me dar forças para continuar essa batalha, que graças ao Pai, não brigo sozinha. Além da Tatá, dos fantásticos profissionais do ICESP, da família, dos amigos, de vocês, tenho novamente meu sorriso, às vezes debochado, às vezes ingênuo, mas sempre corajoso, confiante que a vida, como dizia meu eterno moleque “É bonita, é bonita e é bonita!”.
Até amanhã.

* * *


Para os meus amigos, Drs. Giuliano, Adriele e Renato,


Muito obrigada por tudo: pelo respeito, pelo carinho, pela competência e atenção... E a você, “doutorinha Dri”, por ter me ajudado a parar de fumar. Amo vocês!

Mil beijos,
Tania Pinheiro.

3 comentários:

Célia disse...

Oi, Tania! Ótimo começar o dia na blogosfera lendo seu otimismo, sua garra pela vida. Exemplo pra todos nós que muitas vezes sucumbimos por banalidades. Cantarolando: - "viver, e não ter a vergonha de ser feliz..."
Bjs. Célia.

Carla Ceres disse...

Sorriso novo, vida nova, Tania. Preciso aprender com você e parar de adiar meu dentista. Obrigada pelo exemplo! Beijos!

P.S.L. disse...

Banguela! Banguela! Banguela!