CANTINHO DA SAUDADE

Compartilhe conosco sua saudade. Mande-nos a história, fotos, vídeos... tudo que nos faça conhecer sua estrela que hoje brilha em outro espaço!
Envie um e-mail para tocomaquilo@hotmail.com

Bob Marley
Bob Marley


Existem seres que vem ao mundo para reafirmar com sua vida, a existência do CRIADOR.
Bob Marley foi um desses!
Apesar de ter vivido por um curtíssimo tempo, defendeu a paz, a igualdade, a união das raças, o respeito aos credos, aos semelhantes, a natureza e a vida.
Um negro que sabia e sentia na carne o sofrimento de seus irmãos, usou sua sensibilidade, musicalidade, capacidade de amar e crer, para gritar ao mundo a importância do AMOR. Amor a vida, ao outro, a liberdade e principalmente ao Mestre do Universo.
Asteróide de rara luz, imortal na memória de muitos, é para ele nosso Cantinho da Saudade.

Bob MarleyBob MarleyBob MarleyBob Marley
Bob Marley




Saiba mais sobre ele...

Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945,em Saint Ann, no interior da Jamaica. O músico mais conhecido de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional).
Em julho de 1977, Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafáris. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. Sua doença foi revelada para seu público. Segundo seu filho Ziggy Marley, Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer, em 1977. O motivo seria o de que, segundo a religião rasta, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado. O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeralna Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha. A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo.

Fonte: Wikipedia

Paulo Autran
Paulo Autran


Dedico ao grande Mestre do Teatro Brasileiro o primeiro Cantinho da Saudade deste meu “correio do amor e da esperança”!
Tive a felicidade de ver Paulo Autran em cena, em Rei Lear, O Avareto e outras obras primas por ele reinventadas!
Tive também o privilégio de conhecê-lo pessoalmente quando ainda jovem trabalhava aqui em São Paulo.
Mais que um grande ator, Paulo Autran era um amante das palavras e dizia seus textos com tanta verdade que capturava-os, deixando o autor como coadjuvante. Ele representava com os olhos, o corpo, a alma e o coração.
Sabedor de seu tamanho, não raro “servia de escada”, fazendo o parceiro de cena brilhar.
Sério, comprometido e consciente da importância da arte na vida das pessoas, o “grande fingidor” transformava em verdade absoluta a ficção, a fantasia, e nos permitia acreditar em “finais felizes”!
O teatro do infinito deve estar lotado e com filas de espera, para assistir, agora num palco repleto de luzes e estrelas, a este astro que jamais se apagará da memória de quem um dia o assistiu.
Bravo! Viva eternamente grande mestre Paulo Autran!

Paulo AutranPaulo AutranPaulo AutranPaulo Autran
Paulo Autran

Saiba mais sobre ele...

Paulo Autran nasceu no Rio de Janeiro em 7 de Setembro de 1922. Realizou mais de uma centena de trabalhos, entre teatro, cinema, rádio e televisão. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Saci, o Prêmio Molière, além do Prêmio Air France de melhor ator pela interpretação no filme O País dos Tenentes. No ano anterior a sua morte passou por diversas internações, o que não o impediu de continuar atuando. Faleceu em 12 de outubro de 2007, aos 85 anos, depois de sofrer um enfisema pulmonar e por complicações decorrentes do câncer.
Em 15 de julho de 2011, a Lei 12.449 o declarou Patrono do Teatro Brasileiro.

Fonte:Wikipedia

Um beijo e até breve..
Tânia Pinheiro